Conhecendo os Patrimônios da Humanidade no Brasil

Percival Tirapeli. Editora Metalivros.

 

Designs gráfico: Dora Levy. Capa dura. 96 páginas, 24 x 30 cm, 2003.

É com grande orgulho que realizamos um antigo sonho: colocar à disposição de jovens estudantes – e, especialmente, de alunos das escolas públicas estaduais paulistas – um livro de arte e cultura ao nível deste Conhecendo os Patrimônios da Humanidade no Brasil.

Queremos que o conhecimento das riquezas que o Brasil possui, reconhecidas por um organismo internacional tão conceituado como a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura, chegue a esses jovens, e que também eles possam desfrutar do prazer de ler e ver nossos patrimônios históricos, artísticos e naturais, a exemplo dos milhares leitores em todo o mundo que já tiveram acesso à edição original, bilíngüe, desta obra.

Trata-se de fazer educação patrimonial, que nada mais é que um processo permanente, sistemático, a partir da experiência e do contato direto das manifestações da arte e da cultura. O usufruto desses bens traz, para cada geração, a produção de novos conhecimentos, em um processo contínuo de criação cultural. Dessa forma, fortalece-se a construção diária da identidade e da cidadania, mediante o conhecimento crítico e a apropriação consciente do patrimônio como um processo de preservação sustentável. Afinal, a educação patrimonial é instrumento de alfabetização cultural, que reforça nossa auto-estima ao nos fazer valorizar a cultura brasileira. Mantém-se, assim, um diálogo interativo que nos permite a troca de conhecimentos e de experiências, levando-nos a todas as formas para melhor proteger, preservar e valorizar esses bens.

Cria-se, assim, uma rica relação entre os jovens e o ambiente que os cerca, com reflexos positivos para toda a sociedade.

Ao prazer, portanto, caros leitores, que Conhecendo os Patrimônios da Humanidade vai lhes dar!